terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vinhos Espanhois no Brasil


Vinho (Foto: Divulgação)


A denominação de origem (D.O.) La Mancha organizou  uma degustação de vinhos em São Paulo destinada a importadores e especialistas do setor, com a participação de 14 adegas da região espanhola com o objetivo de introduzir o produto no mercado brasileiro.
Martín-Zarco, que considera o Brasil como um mercado importante para os vinhos da região espanhola, disse à Agência Efe que esses distintivos de origem, além de refletir critérios e normas na produção, indicam condições do ambiente, do clima e da forma de elaboração da bebida. O presidente da D.O. La Mancha, Gregorio Martín-Zarco, presente no evento, defendeu a utilidade das denominações de origem na estratégia de internacionalização das adegas por considerá-la um "ativo" que oferece "uma garantia ao consumidor".
Ele também apoiou a pesquisa e experimentação para que as denominações de origem evoluam, e não se estagnem. "As denominações de origem têm de evoluir e fazer uma pesquisa constante".
Já Marisa Flores, diretora da rede exterior do Instituto de Promoção do Comércio Exterior do Governo de Castilla-La Mancha - organismo que coordenou o evento - indicou que uma das características distintivas do vinho procedente da D.O. La Mancha é a boa relação preço-qualidade.
"Em qualquer faixa de preço há uma boa relação preço-qualidade", declarou Flores à Efe. Segundo ela, os vinhos espanhóis chegaram mais tarde ao mercado brasileiro do que outros concorrentes, e por isso as instituições envolvidas estão aumentando "pouco a pouco o esforço de promoção".
O evento, "Descubra a D.O. La Mancha 2012", terminou com uma degustação especializada dirigida pelo sommelier Gianni Tartari e fez parte das ações realizadas pela marca para promover suas bebidas no exterior.

Fonte: Época Negocios

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