quarta-feira, 10 de junho de 2020

O Vinho e a sua Geografia

Enografia é a Geografia do Vinho. A enografia trata de regiões vinícolas, vinhas, denominações de origem e vinhos do mundo.


Weinbau Schweiz – Helvetische Perlen bei Mondovino

A enografia e geografia do vinho


Enografia é a Geografia do Vinho. Para "Enografia" entendemos de fato o estudo dos vinhos de uma determinada região, bem definidos geograficamente, e sua relação com o solo, o clima, a posição das vinhas, o vinho e as práticas enológicas usadas localmente. Também devemos considerar a legislação sobre vinhos e relações humanas de natureza econômica, religiosa, gastronômica e cultural, que muitas vezes representam um fator essencial do "porquê" em um determinado local um determinado produto (vinho, mas também um produto típico da gastronomia local), é preparado de uma certa maneira ou possui algumas características organolépticas distintas.



A definição do Wikipedia também é bem parecida: é a ciência humana que estuda as propriedades dos vinhos de uma determinada região, definida geograficamente, e que se caracterizam pela relação com o solo, o clima, as castas, as práticas vitícolas e enológicas utilizadas nessa região, a legislação à que estão submetidos, bem como suas relações com o homem, sejam elas econômicas, religiosas, gastronômicas, culturais, etc.




O estudo do vinho e território

A enografia é uma ferramenta essencial para o treinamento do Sommelier, uma vez que esta disciplina estuda o vinho nas diferentes regiões do mundo e se relaciona com outros assuntos profissionais de estudo para o seu treinamento (como Análise Sensorial, princípios de Viticultura, princípios de enologia, serviço de vinhos, gestão da adega). A enografia também é importante para o contexto cultural de profissionais da gastronomia. É essencial para os produtores de vinho, pois descreve o ambiente em que a enologia vai atuar. A enografia é a base da maioria dos livros e guias de vinhos publicados.



Vinho no mundo

Aqui no blogue, a enografia será tratada de maneira extremamente profunda, com todas as videiras, as denominações de origem e os tipos de vinhos que eles fornecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário