quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vinho Crianza

VOCÊ SABE O QUE É VINHO "CRIANZA"?
 
 
Crianza
 

Com o passar do tempo e com o fato de conhecer outros tipos de vinhos me deparei com alguns exemplares onde constava no rótulo a expressão “Crianza”. Pra falar bem a verdade não entendi nada, porém fui pesquisar e entender melhor do que se tratava. Muitas pessoas, por desconhecimento, podem até achar que se trata de vinhos novos, pela semelhança que a palavra espanhola “crianza” possui com a palavra “criança” do português. Entretanto a tradução da palavra espanhola “crianza” para o português é criação, envelhecimento. Pois bem, no mundo dos vinhos o termo “crianza” é utilizado geralmente nos vinhos espanhóis que passaram algum tempo em um processo de envelhecimento. 
De acordo com a Ley de la Vina y el Vino (lei espanhola que trata da vitivinicultura daquele país) são considerados vinhos “Crianza”:
os tintos com um período de envelhecimento de 24 meses, sendo ao menos 6 meses em barricas de carvalho;
os brancos e rosados com um período mínimo de 18 meses de envelhecimento, sendo ao menos 6 meses em barricas de carvalho.
Ainda por essa Lei, os vinhos espanhóis “Reservas” são os tintos com período de envelhecimento de no mínimo 36 meses, sendo ao menos 12 em barricas de carvalho e brancos com período de envelhecimento de no mínimo 24 meses, sendo ao menos 6 em barricas de carvalho.
Os vinhos espanhóis “Gran Reserva” são os tintos com período de envelhecimento de no mínimo 60 meses, sendo ao menos 18 em barricas de carvalho e os brancos com período de envelhecimento de no mínimo 48 meses, sendo ao menos 6 em barricas de carvalho.

Fonte: Winelands

Nenhum comentário:

Postar um comentário