segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conheça os Vinhos Rosés


 
 
Vinho rosé
 
Os vinhos rosés são vinificados pelo método de maceração curta, no qual vinifica-se uvas tintas, deixando o mosto em contato com as elas por um período mais curto de tempo (de 03 à 24 horas), dependendo da tonalidade de cor desejada pelo enólogo. O mosto, depois de separado de suas partes sólidas, é encaminhado para as cubas de fermentação de aço inox, seguindo o processo como nos vinhos brancos. Raramente sofre passagem por madeira ou pela meticulosa mistura de vinhos tintos com brancos, método não recomendado e proibido em algumas regiões produtoras de vinhos. O vinho rosé é bastante versátil, combinando com as altas temperaturas do verão. O rosé possui cores variadas; perolado, salmão, passando pelas várias tonalidades de rosa, até o rubi claro. Eles possuem uma grande expressão aromática, sendo as principais de frutas vermelhas frescas (morango, cereja, framboesa e cassis), florais (violeta), frutas secas (tâmaras), algum mineral e especiarias. Possui sensação de boca fresca levemente acidulada e bom equilíbrio com o álcool e com corpo médio (no máximo). Os taninos não são desejáveis e a temperatura de serviço deve ser próxima a dos vinhos brancos ( de 8 a 12 graus). 
Harmonizando Vinho Rosé:
Diante da sua versatilidade, os rosés passam dos leves e frescos aos frutados e vigorosos. Eles completam inúmeros pratos mediterrâneos. Experimente saladas com frutas e queijos, massas com legumes, queijos de cabra fresco, pratos de frutos do mar temperados com generosas quantidades de azeite, alho, ervas e especiarias, paella valenciana, arroz à marinara e bouillabaisse. Respeitando sempre as estruturas, como: aromas, sabores e persistências de acordo ao seu Terroir.
 


Fonte: Winelands

2 comentários:

  1. Conheça os site brasileiro dos vinhos de Provence, maior produtor de vinhos rosés do mundo: http://vinhosdeprovence.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado,
    Coloco a disposição o Blog para divulgar alguma noticia ou o que achar interessante.
    Abraço

    ResponderExcluir