segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Combinando vinhos com comida chinesa

Enquanto a culinária ocidental já está mais do que integrada ao mundo do vinho, com padrões de harmonização bem documentados e conhecidos, quando pensamos em cozinha oriental, a situação muda radicalmente, e as boas combinações entre vinho e prato ainda nos são um grande mistério.Mais do que nunca deve-se ter conhecimento dos princípios do casamento do vinho com a comida quando se trata de harmonizar com pratos asiáticos. Afinal de contas, chineses, japoneses, tailandeses... não acompanham seus pratos com vinhos ao estilo ocidental; assim, não dispomos inicialmente de um padrão básico a seguir. Tudo depende de nosso conhecimento e preferências.

Tratando-se da cozinha chinesa, a dificuldade se acentua pela mistura de texturas, aromas e molhos agridoces no mesmo prato. Além do que não é de se esperar os mesmos ingredientes e sabores  na comida cantonesa e na de Xangai, que por seu lado se distanciam da condimentação um tanto quanto exagerada da cozinha do oeste (Sichuan).
Se concluimos que o vinho deve ser branco, pela presença de cebola e gengibre por exemplo, acompanhando o frango xadrez ou porco, em primeiro lugar vem a Riesling, se possível em um Kabinett do Mosel ou do Rheingau. Se isso não for praticável, um Riesling do Novo Mundo. Tratando-se de prato mais substancioso, como o pato com molho agridoce, pode-se passar para um Gewürztraminer de estilo alsaciano, mais seco e alcoólico.
Importante notar que os tintos não se coadunam com a comida chinesa em geral. No máximo algum Pinot Noir ou Gamay leve, com poucos taninos, quando se trata de prato em que a carne vermelha predomina.

Finalmente, tratando-se de comida asiática, não se esquecer da panacéia: o espumante branco brut bem fresco. Além de ir bem com quase tudo, ainda é fácil de encontrar na carta a preços acessíveis.


Fonte: Winetag

Nenhum comentário:

Postar um comentário