Iniciativas têm como meta aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016.
2013 é o ano do Vinho! E o motivo é muito simples: o acordo de
cooperação entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as
importadoras para estimular o mercado de vinhos finos e o consumo de
produtos nacionais já está sendo colocado em prática e tem tudo para
ampliar o consumo de vinho no Brasil ainda este ano.
O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes da
ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN, apresentou nesta terça-feira,
dia 22, as primeiras ações para implementação do acordo de cooperação
firmado no ano passado, que tem como meta aumentar o consumo de vinhos
no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016.
Em conjunto, todos os elos da Cadeia do Vinho têm ainda como meta
ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de
litros em quatro anos. Mas o foco do grupo será fazer a categoria vinhos
crescer como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro.
Campanha: “No Verão, vá de Vinho Branco”
Para começar essa empreitada o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho
decidiu lançar uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo,
visando aumentar o consumo desses itens em 20% especialmente neste
início de ano (Verão 2013 – janeiro a março).
Como no Brasil, o consumo de vinho costuma estar relacionado ao frio ou a
datas comemorativas, a proposta da campanha é associar o verão, o sol,
ao vinho branco, daí todos os materiais terem um grande sol
amarelo-alaranjado estilizado em fundo de garrafa (de vinho, claro!).
Como o vinho branco é uma bebida leve, refrescante e aromática que
combina perfeitamente com praia, happy hour e frutos do mar, a proposta é
mostrar, por meio da campanha promocional em supermercados, que essa é
uma excelente opção de compra de bebidas para o verão. Os materiais da
campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua
de gôndola e stopper) estarão distribuídos nos pontos de venda, mas as
empresas participantes podem complementar a campanha com promoções
próprias.
Inicialmente, já aderiram à campanha mais de 20 lojas de supermercados
em Porto Alegre e 30 em São Paulo, e as adesões estão em andamento. No
Rio Grande do Sul já estão confirmadas as participações das redes Pão de
Açúcar, Carrefour, Zaffari, Rissul e Walmart (Big e Nacional). Em São
Paulo, Pão de Açúcar, Carrefour, Extra e Walmart também aderiram à
promoção.
Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil
Para vender mais vinho é preciso aproximar ainda mais produtores
(principalmente os pequenos e médios) e os varejistas. Essa é a proposta
do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, cuja primeira edição
acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano na Serra Gaúcha, no
Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma missão comercial, com rodadas de negócio, para integrar
compradores de supermercados, convidados pela ABRAS, ABRABE E A.B.B.A, e
produtores convidados pelas entidades vitivinícolas brasileiras, UVIBRA
e IBRAVIN. Já está confirmada a participação de 50 vinícolas e cerca de
50 compradores de diversas redes e importadoras do País.
Outras ações
O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho continuará trabalhando para
implementar outras ações ao longo do ano. Entre as atividades já
programadas está em andamento a discussão para criação do Fundo de
Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinicola no Brasil, no âmbito da
Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo
junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em
Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo
firmado em 19 de outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja
concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação
do fundo, através de legislação específica.
Fonte: Ibravin
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