quarta-feira, 27 de maio de 2020

Blog, o retorno! Estamos de volta

Depois de seis anos, estamos de volta ao Blog Barrica de Carvalho e retornamos com esta noticia: Uma adega urbana na Torre Eiffel.

 

Fazer vinho na Torre Eiffel. É possível imaginar algo com mais orgulho francês? A idéia começou a fazer o seu caminho entre os sonhos na gaveta dos dois jovens parceiros no comando da Winerie Parisienne algum tempo atrás. E desde 2019 tem sido uma realidade. Quem visitar o famoso monumento parisiense hoje, símbolo do Ville Lumiere, terá facilmente a oportunidade de apreciar a ousada invenção da vinícola fundada em 2015 nos arredores de Paris, com a intenção de melhorar gradualmente as uvas que chegam de vinhedos da Ile de France, na zona rural a oeste da cidade. Não é por acaso que a vinícola urbana localizada em Montreuil nos últimos três anos trabalhou para desenvolver a viticultura na área imediatamente fora de Paris, cultivando uma área crescente (hoje existem 10 hectares cultivados com Chenin Blanc, Pinot Noir, Chardonnay e Merlot, se tornará mais de 20 no próximo ano) de terra na planície de Versalhes, a cerca de 25 quilômetros do centro da capital francesa.


O vinho da França após filoxera

Com a intenção de restaurar o contexto abruptamente quebrado pela epidemia de filoxera da segunda metade do século XIX, em uma área que por mais de seis séculos foi a região vinícola mais importante da França, hoje renasce graças à iniciativa das vinícolas jovens, que a Winerie Parisienne - no papel de sólida distribuidora de vinhos em restaurantes e bares parisienses - se preocupa em apoiar. Portanto, nessa direção, a última operação do grupo deve ser estruturada, sem dúvida, destinada a coletar o consentimento (e as despesas) dos turistas que chegam de todo o mundo para visitar a Torre Eiffel. Por mais cênico que seja, no entanto, o projeto também apóia os objetivos culturais da empresa, produzindo uvas Merlot do distrito de Yvelines.

Visitando a adega na Torre Eiffel

Visitando a vinícola, 58 metros de altura

A adega, totalmente equipada com tanques de fermentação e barris para envelhecimento, apesar do espaço reduzido ao mínimo, foi montada ao lado do restaurante La Bulle Parisienne. No início de outubro chegaram as uvas da primeira safra, que devem devolver cerca de 2000 a 3000 garrafas disponíveis para venda na próxima primavera. No momento, no entanto, a vinícola está aberta para visitantes que desejam aprender mais sobre o projeto e o renascimento da viticultura na Ilha de França. Além disso, no final da visita, os funcionários da Winerie Parisienne oferecem uma degustação dos vinhos que já distribui. Mas, para resolver dúvidas sobre a qualidade da produção - questionada por muitos detratores, também famosos no mundo do vinho -, será necessário ter paciência por mais alguns meses. Certamente, a ideia incorpora uma tendência, a de vinícolas urbanas cada vez mais numerosas em diferentes cidades do mundo, que apoia um desejo generalizado de experimentar experiências originais e interativas de comida e vinho, sem sair da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário