quarta-feira, 3 de junho de 2020

Descomplicando a harmonização do vinho


Um bom vinho anda de mãos dadas com uma excelente comida. Na realidade, eles combinam tão bem que às vezes é difícil imaginar um sem o outro. Aqui estão algumas dicas úteis para combinar comida com vinho, desde os primeiros passos básicos até as combinações específicas de diferentes tipos de comida.

HARMONIA OU CONTRASTE?

Combinar comida com vinho é semelhante a criar uma obra de arte. Qualquer artista experiente lhe dirá que os dois princípios básicos com os quais uma composição equilibrada é criada são harmonia e contraste. 

Quando essa teoria é aplicada a uma combinação culinária, significa procurar um vinho com sabor semelhante à refeição selecionada (harmonia) ou exatamente o oposto (contraste). Por exemplo, um molho à base de creme, predominantemente doce e gorduroso, criará um bom contraste com um vinho de acidez levemente pronunciada, como um Sauvignon Blanc. Por outro lado, um Chardonnay cremoso com menor acidez criará um emparelhamento harmonioso. No final, ambos criam um bom equilíbrio e podem ser deliciosos, dependendo do gosto pessoal.

LEMBRE-SE DAS REGRAS BÁSICAS

Antes de prosseguir com as combinações mais específicas, há algumas diretrizes básicas que você deve ter em mente ao escolher um vinho que combine com a comida.

- O vinho deve ser mais ácido do que o alimento

- O vinho deve ser mais doce que a comida

- O vinho deve ter a mesma intensidade de sabor dos alimentos

- Os vinhos tintos são mais adequados para carnes salgadas

- Vinhos brancos combinam com carnes leves

- É melhor combinar vinho com molho do que com carne

- Vinhos brancos, espumantes e rosés geralmente criam combinações contrastantes

- Os vinhos tintos costumam criar combinações harmoniosas

O TRADICIONAL VINHO E QUEIJO

A primeira regra é procurar um vinho de igual intensidade com queijo. Vinhos intensos com maior teor alcoólico requerem queijos intensos e vice-versa. Dito isto, o queijo envelhecido deve sempre ser combinado com um vinho tinto encorpado. Um bom exemplo disso seria o emparelhamento de Cabernet Sauvignon e Parmesão. A chave neste caso é contrastar a gordura do queijo com os taninos do vinho.

A segunda regra, por outro lado, é combinar queijos saborosos, envelhecidos e mofados com vinhos doces. Pode parecer incomum, mas realmente funciona muito bem. A doçura do vinho equilibra o forte sabor e mofo do queijo, criando uma sensação geral e cremosa. Um exemplo seria um doce Traminer com um super forte Gorgonzola italiano.

Outro truque é combinar vinhos espumantes com queijos cremosos e macios, pois eles tendem a dissolver o queijo e eliminar a sensação macia.

VINHO E CARNE

Embora geralmente seja melhor parear vinho com molho, aqui estão algumas dicas para combiná-lo da maneira certa, de acordo com o tipo de carne.

Para uma carne mais magra, como um andador ou lombo, escolha um vinho tinto leve de corpo médio com acidez um pouco mais alta. Blaufrankisch e Merlot são bons exemplos. Para carne mais gordurosa, como bife, você deve escolher um vermelho mais forte e encorpado com mais taninos, como um Cabernet Sauvignon. O tanino do vinho ajudará a neutralizar a gordura da carne e equilibrar a refeição. 

Para o cordeiro, é aconselhável escolher os vinhos mais delicados. Geralmente os vermelhos de corpo médio vão bem um com o outro. No entanto, se você preferir um vinho mais ousado e encorpado, escolha um com um pouco menos de tanino do que o habitual. Lembre-se de que o cordeiro absorve muito bem o sabor do molho. Se o cordeiro é servido com o molho, isso significa ter que emparelhar o vinho com o molho.

As aves combinam bem com vários vinhos brancos leves e encorpados, rosés e até tintos encorpados. Alguns bons exemplos são Chardonnay e Riesling de carvalho. Este último funciona particularmente bem com carne mais escura, como o pato. Quanto aos vinhos tintos, uma boa opção para a maioria das aves é o delicado Pinot Noir. Uma boa regra a respeitar é a combinação de carne leve com vinho leve e vice-versa. Como o cordeiro, as aves também devem prestar atenção ao molho.

VINHO E PEIXE

Peixes magros, como robalo ou linguado, combinam bem com vinhos brancos frescos, especialmente vinhos espumantes. O peixe um pouco mais compacto, como a pescada ou a truta, deve ser combinado com o branco aromático de corpo encorpado ou de corpo médio. Dois exemplos excelentes são Chardonnay ou Riesling muito seco. Para os peixes mais carnudos, por exemplo, bife de atum ou salmão, geralmente são recomendados brancos encorpados ou vermelhos mais leves, como o Chardonnay, rosé seco ou branco Pinot Noir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário