sexta-feira, 12 de março de 2021

Curiosidades do vinho que você nem imagina




Toda semana podemos ler alguma reportagem com algo novo no mundo dos vinhos. Neste artigo, vamos compartilhar algumas curiosidades do vinho que você nem imagina.

Então vamos direto às curiosidades:

1. O vinho melhora a função cerebral

Mais de 60 estudos demonstraram cientificamente que beber vinho de forma moderada melhora significativamente o funcionamento do nosso cérebro e também previne a demência. Isso se deve à alta presença de antioxidantes no vinho, que ajudam a prevenir a inflamação, evitando assim o endurecimento e a coagulação das artérias. 

2. Rosas presentes nos vinhedos

Se você encontrar roseiras em um vinhedo, não é para decorar, mas para prevenir. Existe um fungo chamado "oídio" que causa uma doença nas vinhas. Este fungo também afeta as flores rosas e o faz muito mais cedo do que as videiras. É por isso que as roseiras servem para prevenir este fungo e tratar a videira antes que seja tarde.

3. O vinho ajuda a perder peso

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Maastricht, homens obesos que beberam uma dose diária de vinho, que contém a substância resveratrol, melhoraram o metabolismo e perderam peso como se estivessem fazendo uma dieta moderada. Neste blog temos outro artigo com o tema "Vinho emagrece!" Leia também...

4. Vinhos de uvas congeladas (Icewine)

Existe uma variedade de vinho que é feito em partes da Áustria e da Alemanha, descoberto por acidente e feito a partir de grãos de uva parcialmente congelados. É um vinho muito saboroso, aromático, doce e com uma acidez intensa.

5. A garrafa de vinho mais velha

A garrafa de vinho mais velha é uma garrafa com mais de 1.600 anos e foi descoberta em 1867, durante a Primeira Guerra Mundial. Pertenceu a um nobre romano da época e é feito de vidro coberto com cera.

6. Vinho combate bactérias orais

O tratamento de infecções nas gengivas com vinho tem base cientifica. Parece que alguns compostos do vinho retardam o crescimento de estreptococos e bactérias ligadas a cavidades na boca, assim como outros associados à gengivite e dor de garganta.

O mundo do vinho tem estas e muitas outras curiosidades. E você, quer saber outros fatos curiosos sobre o vinho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário